Um exemplo prático: a real importância da utilização de dados para tomadas de decisão.

Texto por: Karina Brasil

Um dos maiores desafios de uma empresa é saber a melhor forma de tomar decisões estratégicas, visto que há diversas questões, tanto de desempenho quanto financeiras, que podem mudar o rumo de sua competitividade em meio ao mercado.

Por isso, quanto mais seguras e embasadas forem as decisões, menores serão os riscos e, consequentemente, as futuras possibilidades de retrabalho, o que gera ainda mais resultados estratégicos.

Mas, como obter um embasamento confiável para essas decisões? Bom, a resposta está nos dados.

Fonte: Pexels

Como utilizar dados?

Dados vêm influenciando decisões muito além daquelas tomadas apenas no meio profissional. Alguns dos maiores exemplos da utilização de dados para decisões estratégicas podem ser vistos por meio de censos públicos, ambientais e até mesmo na indústria musical.

De acordo com o site Quartz, em 2018, Daniel Ek (CEO do Spotify) declarou que a banda Metallica utilizava de dados e estatísticas trazidos pela plataforma para definir os setlists dos shows em cada local, baseando-se nos EPs, músicas e álbuns mais ouvidos pelo público da região.

“Nós nunca vivemos um período na história onde você pode tomar tantas decisões baseadas em informações, bem como entender seu público tão bom quanto nós entendemos agora como artistas.”

Fonte: Tecmundo

Okay, performances musicais podem ser baseadas em dados. Mas, e no meio corporativo?

Cada vez mais, o mundo dos negócios tem trazido estatísticas e materiais para a mesa de decisões estratégicas. Em meio a isso, há ainda um maior destaque para a área do RH, a qual, de acordo com um estudo feito pelo Infojobs, apresenta 61% dos profissionais da área já tomando decisões baseadas em algum tipo de dado.

Além disso, a pesquisa afirma que 48,1% das empresas utilizam a tecnologia para facilitar a análise de indicadores relacionados ao RH.

Assim, visto que alguns dos maiores problemas da área de Recursos Humanos é conseguir tempo para ser mais estratégico, ter uma implementação facilitada de ferramentas que auxiliem e aumentem a produtividade em relação à empresa é o que tem impactado tais cenários ainda mais.

Mas, quais realmente são os benefícios práticos?

1. Menos tempo procurando por dados, mais tempo analisando-os!

Um RH tecnológico abre a oportunidade para que apenas um sistema faça o trabalho de inúmeras planilhas. Assim, com a facilidade de acesso, fica muito mais ágil encontrar aquela informação perdida que poderia demorar relatórios e mais relatórios para servir de base.

2. Dados devem falar a sua língua.

De que adianta possuir a informação sem conseguir entendê-la ou realmente ver valor em utilizá-la? Por isso, obter uma forma facilitada de visualização faz toda a diferença para saber traçar análises certeiras. A tecnologia e a centralização de informações são essenciais para auxiliar em um storytelling facilitador e objetivo.

3. Planos de ação serão orientados a resultados!

Com as informações em uma leitura de fácil acesso, a análise fica muito mais alinhada com futuros planejamentos. Sendo assim, o plano de ação pode ser construído com muito mais ferramentas estratégicas, voltando-se ao objetivo final e à resolução das principais dores.

4. É possível metrificar o impacto.

Com esses dados atualizados, fica muito mais simples acompanhar os indicadores e métricas relacionadas aos planejamentos feitos, podendo não só visualizar as variações nos números e resultados, mas, também quantificar as evoluções buscadas.

5. Ciclos serão construtivos.

Sendo assim, com os feedbacks de cada planejamento e análise de novas dores, surge a oportunidade de transformar uma análise de dados em um ciclo construtivo de novas estratégias e planejamentos voltados realmente ao que gera valor. Trazendo velocidade, otimização e principalmente: informações rápidas para a tomada de decisão.

Conte com a MINEHR para te ajudar a interpretar seus dados.

Sabemos que dados, sozinhos, não promovem a mudança. É necessário abertura, tempo e recursos para sair de uma rotina baseada na intuição e achismos.

Por isso, conte com a MINEHR para dar start nesse movimento e fornecer mais dados para as tomadas de decisão da sua empresa. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para fazer a diferença!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 + oito =

Mapa do site

© 2024 · MineHR – Todos os direitos reservados