Engajamento no Trabalho

Texto por: César Ventura

É muito comum nos dias de hoje continuar ocorrendo confusões entre as definições de satisfação e engajamento no trabalho, já que ambas são estratégias para entender um pouco melhor como as pessoas se sentem ou quais atitudes e intenções de comportamento possuem. A grosso modo, podemos dizer que o engajamento está inserido na satisfação, mas cada um com suas próprias e distintas definições. Para simplificar, vamos minerar esses conceitos:

> Satisfação

Quando falamos de “satisfação”, estamos nos referindo a como o colaborador enxerga o ambiente onde ele exerce suas tarefas profissionais, onde ele vê um propósito que torna seu desempenho muito essencial ao seu local de trabalho. É considerado um conceito subjetivo porque o que é considerado como essencial para sua carreira pode ser diferente de indivíduo para indivíduo.

> Engajamento

Por outro ângulo, quando passamos a usar a palavra “engajamento”, podemos defini-lo como comprometimento, empenho ou envolvimento entre o funcionário e a empresa a qual pertence, alinhando os objetivos e valores das organizações com o bem-estar da equipe, o que é totalmente fundamental para a saúde do trabalhador.

Como medir o engajamento?

Para medir engajamento, primeiro precisamos diferenciar engajamento como conceito. O engajamento envolve os aspectos de vigor, dedicação e absorção no trabalho, por isso, ele pode ser medido através de três dimensões: a cognitiva, a física e a emocional.

Para acessá-las, usamos instrumentos de pesquisa validados ou construímos formulários voltados ao tema. Nesta aplicação é essencial que tenhamos uma pesquisa simples, objetiva e focada neste fenômeno organizacional.

Como aumentar o engajamento em pesquisas?

Além de ter pesquisas palpáveis, de simples resposta e com itens objetivos, é necessário promover a fundamental segurança psicológica, gerando um contexto organizacional no qual as pessoas se sintam confortáveis para dizer suas verdadeiras opiniões, ideias e experiências, tudo isso sem serem punidas ou constrangidas.

Este processo toma tempo para ser fundamentado, e envolve nutrir uma cultura de confiança na organização e em seus instrumentos, não apenas construir pesquisas melhores ou profissionais mais capacitados.

Como aumentar o engajamento no trabalho?

Se formos dividir em 5 ações mais eficientes, seriam elas:

  • Sempre ouvir a equipe: um momento apropriado para isso seria após receber os resultados das pesquisas de engajamento, e assim tomar ações que são realizáveis para mostrar que a participação realmente gera mudanças.
  • Engajamento é algo contínuo: é extremamente necessário que os líderes sejam claros sobre o compromisso de estar atuando e melhorar o engajamento de seus colaboradores.
  • Faça medidas de engajamento regularmente: o que acontece em muitas empresas é a resolução da pesquisa em somente uma época ou uma vez por ano. Nesse caso, as respostas obtidas serão altamente enviesadas, tomando como base somente um período específico de todo ano. Assim, é altamente eficaz que essas pesquisas aconteçam periodicamente durante todo o percorrer do ano.
  • Autonomia: Envolva sua equipe no processo de definição de metas, assim os times passam a trabalhar mais proativamente para atingir o melhor resultado possível.
  • Invista em aprimorar a liderança: Líder feliz, equipe feliz. Sempre incentive o aprendizado de seus líderes, tornando o ambiente um espaço mais enriquecedor e alegre, atingindo, assim, um ciclo contínuo de aprimoramento, e não só performando melhor como em “atingir seus objetivos mais rapidamente”. Invista em treinamentos e mentorias, além de, claro, espaços para o desenvolvimento.

Conte com a MINEHR para te ajudar a melhorar seu engajamento.

Como foi apresentado durante o texto, o engajamento é essencial para atingir o sucesso tanto dos colaboradores como também da organização. Além disso, sabemos que entender como suas pesquisas e dados podem ser realmente aproveitados para melhorar seu time é uma tarefa difícil.

Por isso, conte com a MINEHR e a nossa plataforma de people analytics para dar start nesse movimento enriquecedor e aprender a como minerar o real problema que abala e impede seus colaboradores de serem suas melhores versões. Entre em contato conosco e dê o primeiro passo para fazer a diferença! O RH do futuro te espera!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − onze =

Mapa do site

© 2024 · MineHR – Todos os direitos reservados